Animais Terrestres

Onça Pintada

Nome Vulgar: Onça Pintada

Nome Cientifico: Panthira onca 

 Familia:Falidae

Habitat: A onça pintada é encontrada  em 5 dos dos 6 biomas existentes(Pantanal,Floresta Amazônica ,Caatinga)

Habito: Noturno

Habito Alimentar: Costuma comer bichos menores que ela , como veados ,antas ,preguiças ,macacos ..

Corte:No periodo de reprodução elas demonstram apego,chegando até haver cooperação na caça.

Risco de extinção: A onça pintada está em risco de extinção por causa de sua pelagem que chama atenção de caçadores .

Utilização do animal:Utilizam a pele para fazer tapete.

Reprodução:O macho e a femêa costumam se encontrar somente no periodo reprodutivo e se separam antes que os filhos nasçam , ea fecundação é interna e, a gestação dura aproximadamente 100 dias e costuma nascer  de 1 á 4 filhotes.  

    
                                                          Jaguatirica


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Leopardus
Espécie: L. pardalis
Nome binomial
Leopardus pardalis


Distribuição geográfica













Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Tendo reprodução interna, supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos. Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, mas é possível que viva menos na natureza.

Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg. Também é chamado onça-pintada, no entanto a onça (Panthera onca) é maior, podendo atingir 2,10m.

No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e Caatinga.

Seu status é considerado pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (2002) e em perigo pela USDI (1980), apêndice 1 da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção. Está desaparecendo pela ação dos caçadores que querem sua pele. O mercado negro é alimentado pelo costume adotado em muitos países de transformá-lo em animal exótico e de estimação.





                                  Jaguatirica em um zoológico



O termo "jaguatirica" tem origem na língua tupi, através da junção dos termos îagûara ("onça") e tyryk ("escapulir"), significando, portanto, "onça que escapole". Já o termo "ocelote" provém do termo nauatle ocelotl, que significa "onça".

Principais Ameaças
Destruição do habitat natural e a caça predatória para a comercialização da pele.
 


Lobo Guará 

 


Classe:  Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Nome científico:  Crysocyon brachyurus

Nome vulgar: Guará ou lobo-guará

Categoria:  Ameaçada

Características: É o mais bonito e elegante representante de sua família no Brasil. Tem as pernas muito altas e esguias, a cabeça também é alongada e as orelhas são grandes, eretas e com o pavilhão aberto para diante. Sua cor geral é parda avermelhada, mais clara na região ventral e mais escurecida na dorsal. As patas são inteiramente negras. Cabeça pequena, orelhas grandes, focinho afilado. Alimentam-se de pequenos roedores, aves, répteis, peixes, insetos, moluscos e frutas silvestres, como a lobeira, um fruto parecido com o tomate. Período de gestação 62 a 66 dias. Número de filhotes de 1 a 5, mas em média 2. Os filhotes nascem pesando de 340 a 410 gramas e desenvolve-se rapidamente. Ao nascerem, os lobinhos são negros, mas com aproximadamente 10 semanas sua pele já apresenta o avermelhado característico e com 15 semanas seu corpo já possui o tamanho de um lobo-guará adulto. Atinge a maturidade sexual com um ano.

Longevidade: 13 anos.

Época reprodutiva: julho a agosto. Atinge a maturidade após os 3 anos. Hábitos crepusculares noturno, solitários e nadam muito a procura de alimentos (precisa de 15 km em linha reta para sua sobrevivência). Há alguns anos o lobo-guará podia ser encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina.

Altura: 74 a 87 cm

Peso: Peso adulto 30 kg

Comprimento: Corpo e cabeça atingem de 1,20 a 1,30 m e a cauda até 40 cm

Ocorrência Geográfica: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, Região Centro-Oeste do Brasil, Região Sul do Brasil, Região Nordeste do Brasil, Região Sudeste do Brasil e  Floresta Atlântica.

Categoria/Critério: Ameaçada/Vulnerável - Destruição de habitats, perseguição e populações em declíneo. Classificado como espécie vulnerável pela IUCN (1976) e em perigo pela USDI (1980), apêndice 2 da CITES. Está extinguindo-se pela ação das queimadas e desmatamento, além da caça predatória.

Observações adicionais: O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. É um primo distante dos cães do pólo-norte e parente próximo da raposa-do-campo e do cachorro-do-mato. É muito tímido e solitário, mas não é feroz como muitos pensam. O lobo-guará só ataca quando está com medo. Uma antiga lenda popular brasileira também contribui para a matança deste animal, diz-se que se pode obter sorte arrancando o olho esquerdo de um lobo-guará vivo.

Cientista que descreveu: Illiger, 1815


Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/mamiferos/guara_ou_lobo-guara_(crysocyon_brachyurus).html

Nenhum comentário:

Postar um comentário